Voltar   Clube MazdaPT > Manutenção > Problemas e Reparações

Notificações

Problemas e Reparações Espaço para relatar imprevistos e como os resolver

Resposta

Opções Display
Antigo 27-09-2012, 01:43   #1
micro-ln
Membro Sport

Registo: 27-01-2009
Local: Planeta terra

O meu Carro

Predefinido Como arranjar definitivamente as luzes da EGR

Boas pessoal, resolvi criar este novo topico porque consegui resolver o problema das luzes de controlo de estabilidade e gestão de motor acesas, numa mazda 6 de 2003 e como é um problema que afecta a totalidade dos users, espero que ajude a resolver definitivamente todos os que tem mais este problema.

Depois de andar muitos quilómetros sem este problema, tinha que calhar a rifa a mim e finalmente ter que levar com mais este cronico problema.

Depois de muito pesquisar, ver preços de valvulas EGR novas e usadas e com a noção que podia ficar igual, meti mãos a obra e com ajuda de uma maquina de leitura de erros dum mecanico amigo meu tentamos resolver isto definitivamente.

A valvula EGR era a de origem ainda, com 200.000km e com muito óleo aspirado do motor de origem que desalvorou. Desmontamos a mesma ,limpamos, testamos com pressão e vacuo e parecia estar boa. Voltamos a montar e outra vez os erros passados poucos km.

Verificamos e testamos a parte electrica da EGR e estava a funcionar correctamente, voltamos a montar, apagamos os erros e voltou a acender as luzes assim que liguei a chave.

Só podia ser problema electronico, visto que o erro p2009 nunca dava para apagar da centralina, ficando memorizado, apesar de não ficar nenhuma luz acesa na consola e do erro ter aparecido ainda antes de qualquer parte mecanica se mexer

Começamos a testar todas as electrovalvulas uma por uma, até que uma realmente tinha pifado. Era a que está mesmo por cima do cilindro nº4.
Como é da marca mitsubishi, pensei que houvesse destas peças por lá, mas não, só mesmo na Mazda. Como por aqui agora não existe mazda, consegui arranjar uma usada e voltei a montar tudo e apaguei os erros.
Para espanto meu e do mecanico conseguimos finalmente apagar todos os erros da centralina inclusive o p2009.

Contudo ao desligar o motor ouvia um pffffffff, ó diabo...

Fiz mais uns quilometros e p2009 outra vez.

Começamos a desmotivar, porque tudo parecia estar a funcionar, conseguíamos ver na maquina a % de gases e que a EGR estava a funcionar e abria e fechava as 2500rpm não deixando passar gases a partir dessa rotação.

Só podia ser a borboleta presa ou o seu actuador, mas de igual modo estavam a funcionar. Até que consegui ver uma pequenina fuga de um dos tubos do sistema EGR e ouvia um pfffffffffff assim que desligava o motor. Pode ter sido forçado quando troquei de motor.

Troquei o tubo que liga o actuador a uma das electrovalvulas que está ao lado do radiador e desde então luzes de natal só mesmo na arvoré de Natal em Dezembro

Se tiver tempo tiro umas fotos e ponho aqui das electrovalvulas que testei e o tubo que estava roto.

Espero ter ajudado a resolver quem sabe um problema que não é da EGR mas sim das electrovalvulas do sistema da EGR e poupam assim muito dinheiro e evitam estar a disfarçar o problema trocar a EGR (desnecessariamente)e a apagar os erros quando aparecem.

Gastei 20€ em deslocação a casa de peças usadas, electrovalvula e tubo de borracha. Creio que a electrovalvula nova ronda os 32€.
Mas em comparação uma EGR usada não encontrei por menos de 180€ e nova nem é preciso dizer.

Agora depois de trocar os pernos da fixação da EGR por parafusos, já fiz uma junta cega e depois de ir a inspecção em Dezembro, leva com a junta para não entupir e sujar todo o sistema, novamente. A diferença de gases não é significativa, porque já medimos com a maquina de gases da inspecção e passa sem qualquer problema.

Agradeço o vosso feedback.

Saudações mazdistas
- Kit led´s brancos (minimos, matricula, habitaculo, porta luvas e portas)brevemente piscas, luzes de travão e marcha-atrás
micro-ln está offline   Responder com citação
Antigo 28-09-2012, 09:22   #2
rmac
Membro Sport

Registo: 23-04-2007

Enviar Mensagem via MSN para rmac
Predefinido

Fantástico o teu trabalho...
Mais uma vez se comprova que os famosos problemas que muito tem dado que falar como insolúveis (ou como cancro), resolvem-se com uma coisa que tiveste que as oficinas (principalmente das marcas) não têm.
Capacidade de diagnóstico...fazer um verdadeiro tracking do problema e da sua origem.
Há muito pouco disto em Portugal ainda...
Na electronica a dificuldade não é a reparação em si, mas sim a sua origem.

Parabéns pelo trabalho...(o teu esforço foi compensado) e pelo post...mais que não seja pode ajudar a esclarecer a mente de muita gente que acha que certos problemas só acontecem na Mazda e que por isso concluem logo que é "cancro" e desfazem-se das máquinas para depois virem à boca cheia dizer que acabaram os problemas e que para quem ainda continua com Mazda que está lixado.

Última edição de rmac : 28-09-2012 às 09:26
rmac está offline   Responder com citação
Antigo 03-10-2012, 21:25   #3
micro-ln
Membro Sport

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de rmac Ver Post
Fantástico o teu trabalho...
Mais uma vez se comprova que os famosos problemas que muito tem dado que falar como insolúveis (ou como cancro), resolvem-se com uma coisa que tiveste que as oficinas (principalmente das marcas) não têm.
Capacidade de diagnóstico...fazer um verdadeiro tracking do problema e da sua origem.
Há muito pouco disto em Portugal ainda...
Na electronica a dificuldade não é a reparação em si, mas sim a sua origem.

Parabéns pelo trabalho...(o teu esforço foi compensado) e pelo post...mais que não seja pode ajudar a esclarecer a mente de muita gente que acha que certos problemas só acontecem na Mazda e que por isso concluem logo que é "cancro" e desfazem-se das máquinas para depois virem à boca cheia dizer que acabaram os problemas e que para quem ainda continua com Mazda que está lixado.
Boas. Infelizmente a mentalidade generalizada e essa, eu inclusive já pensei o mesmo, contudo depois de trocar a minha M6 por uma Mondeo do mesmo ano, ai sim arrependi me seriamente ao ponto que acabei por desfazer a troca e voltar a minha mais fiel agora M6

Amanha posto aqui umas fotos do que fiz para resolver o meu problema...

Saudações mazdistas
- Kit led´s brancos (minimos, matricula, habitaculo, porta luvas e portas)brevemente piscas, luzes de travão e marcha-atrás
Antigo 11-01-2013, 15:43   #4
Dante
Novo Membro

Registo: 28-11-2011

Predefinido

Boas Micro-In,

Tenho tido o mesmo problema que tu tiveste na M6,

as duas luzes (gestão de motor e controlo de estabilidade) estão ligadas desde o verão passado, pois ainda não dei com a solução do problema, só agora dei com este tópico tenho marcada a limpeza da egr e troca dos tubos de vácuo, mais a descarbonização para segunda feira dia 14,

disseste que trocaste um tubo perto do radiador que fazia um barulho "pffffff", é engraçado porque oiço algo parecido quando desligo a minha carrinha, não tenho a certeza se será um tubo ou apenas o som das correias ou assim... podes ajudar-me e indicar-me qual é esse tubo e electrovalvula, pois desde o verão 2012 tenho andado com a cabeça feita em água para descobrir este mistério, como o erro que me dá é o p0227 até já troquei o sensor do pedal do acelerador, mas claro.. as luzes permanecem ligadas.

Peço mais uma vez a tua ajuda,

Cumprimentos.
Antigo 05-02-2013, 10:50   #5
micro-ln
Membro Sport

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Dante Ver Post
Boas Micro-In,

Tenho tido o mesmo problema que tu tiveste na M6,

as duas luzes (gestão de motor e controlo de estabilidade) estão ligadas desde o verão passado, pois ainda não dei com a solução do problema, só agora dei com este tópico tenho marcada a limpeza da egr e troca dos tubos de vácuo, mais a descarbonização para segunda feira dia 14,

disseste que trocaste um tubo perto do radiador que fazia um barulho "pffffff", é engraçado porque oiço algo parecido quando desligo a minha carrinha, não tenho a certeza se será um tubo ou apenas o som das correias ou assim... podes ajudar-me e indicar-me qual é esse tubo e electrovalvula, pois desde o verão 2012 tenho andado com a cabeça feita em água para descobrir este mistério, como o erro que me dá é o p0227 até já troquei o sensor do pedal do acelerador, mas claro.. as luzes permanecem ligadas.

Peço mais uma vez a tua ajuda,

Cumprimentos.
Boas amigo.

Nesta folga tiro umas fotos a operação que fiz ,para explicar melhor.
Antigo 11-02-2013, 14:13   #6
_RP_
Administrator

Registo: 14-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 12-09-2016, 06:50   #7
cop
Novo Membro

Registo: 20-08-2007

Enviar Mensagem via MSN para cop
Predefinido

Boas pessoal, a minha Mazda 5 tem a luz de motor (CHECK) e do controlo de tração (TCS) e ao ligar à máquina verifica-se que apresenta o código de erro U2023.

Por se tratar de um erro intermitente é possível apagá-lo. Ao andar com a viatura, verifica-se que a luz fica sempre apagada, quer se faça 100 metros ou 100 km, contudo se parar e desligar o motor e voltar a ligá-lo, as luzes voltam a acender e a apresentar o mesmo código de erro.

A carrinha trabalha normalmente, assim como o TCS funciona normalmente quando a luz está apagada, contudo quando a luz fica acesa este não funciona.

Já limpei a EGR e andou 1 mês sem problemas. Contudo a M5, já não tem DPF e a EGR esta anulada (mecanicamente te e eletronicamente).

Oiço um sopro/fuga de ar por baixo do volante, será que tem algo a haver com o problema?

Até ao momento ainda não consegui perceber qual a origem do erro e qual a sua resolução, será que alguém já passou por esta situação e me consegue ajudar.
Obrigado

COP
Antigo 12-09-2016, 07:40   #8
zoroastra
Membro Sport

Registo: 24-02-2013

O meu Carro

Predefinido

A bateria é nova? as baterias quando ficam velhas baixam a amperagem e começa a haver erros electrónicos.

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras