Voltar   Clube MazdaPT > Comunidade > Automóvel

Notificações

Resposta

Opções Display
Antigo 22-06-2009, 13:54   #1
Trieste
Mazdista

Registo: 11-09-2006
Local: Açores

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Trieste
Predefinido Cadastro dos condutores - o falso perdão

"O falso perdão

Num aparente rasgo de “simpatia”, a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR) deixou escapar para a comunicação social que o cadastro dos condutores seria reposto a “zero” até Julho de 2008. Por outras palavras, só a partir desta data as infracções seriam punidas. Segundo alguma imprensa, uma “nova lei” serviria assim como uma espécie de “amnistia”.

Mas a verdade é que, se perdoar é divino, a sucessora da Direcção-geral de Viação (DGV) encontra-se muito longe da divindade: nem a lei é nova, nem o perdão é real. O que aconteceu, então? Uma fuga para a frente. Ciente dos milhares de autos herdados pela DGV a que não conseguiu dar vazão; e a outros tantos que, entretanto, foram prescrevendo (e, como tal, não figurariam nunca no cadastro, porque a condenação é inexistente), a ANSR resolveu passar a mensagem de que todos os processos seriam limpos como que por caridade. O início de uma nova era.

A realidade, contudo, é outra. É a continuidade de uma era muito antiga: a do caos. A 6 de Julho de 2008, quando entrou em vigor o Decreto-

-Lei n.º 113/2008, a ANSR adquiriu a competência para decidir em matéria de contra-ordenações ao Código da Estrada – e o seu presidente, Paulo Marques, a autoridade para a cassação das cartas de condução. Algo que tinha de ser impresso em forma de lei, dada a extinção da DGV – e, consequentemente, da figura do director-geral.

Ora, o mesmo decreto-lei, elaborado ao abrigo de uma autorização legislativa, veio também especificar que, para efeitos de cassação da carta de condução, só contariam as contra-ordenações cometidas após a entrada em vigor deste diploma, a 6 de Julho de 2008. A “nova lei”, portanto, remonta a 2008.

Teoria do caos

A verdadeira justificação para a “limpeza dos cadastros”, porém, encontra-se escondida nas entrelinhas, e não se deve ao facto de o referido diploma vir fixar aquilo a que os juristas apelidam de “aplicação da lei no tempo” e de, no caso, só contarem para a cassação das cartas as contra-ordenações cometidas a partir de Julho de 2008, inclusive. Prende-se antes com um erro informático, tal como havia já sucedido quando desapareceram milhares de cartas.

A nossa revista sabe que muitos dos autos levantados nos últimos anos nunca chegaram sequer a ser introduzidos no limitado sistema SIGAII (Sistema Integrado de Gestão de Autos). Um problema técnico identificado pela ANSR, mas cuja resolução só foi possível com a substituição deste sistema informático pelo actual SCOT (Sistema de Contra-Ordenações de Trânsito), que já permitia introduzir as multas directamente no sistema, mesmo quando estas eram presenciais. Fácil perceber onde (e como) se perderam tantos autos...

E as decisões actuais?

Este falso perdão para os cadastros anteriores a Julho de 2008 alimenta ainda outras dúvidas a que ninguém sabe responder. O que fazer com os indivíduos que só agora estejam a receber decisões de infracções cometidas em 2007 e 2008? Será que, pelo facto de tais decisões só agora se tornarem definitivas, tal as impede de também serem apagadas do cadastro? É que a infracção cometida foi, seguramente, anterior à publicação do diploma agora trazido a público. “Será que vão contar para efeitos de reincidência?”, questiona a jurista Teresa Lume, concluindo com um desabafo: “Convenhamos que esta figura é bem distinta da cassação da carta de condução”...

A AutoMotor procurou esclarecer estas questões junto do gabinete de apoio à comunicação da ANSR, mas sem sucesso."

In "Automotor"

Mz2 Sport

Trieste está offline   Responder com citação
Antigo 22-06-2009, 13:59   #2
SellerS
Mazdista

Registo: 28-07-2008

O meu Carro

Predefinido

No comments!
Antigo 22-06-2009, 14:00   #3
mrd
Banned

Registo: 31-03-2008

Predefinido

Credo
mrd está offline   Responder com citação
Antigo 22-06-2009, 14:20   #4
_RP_
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

Esse "perdão" ao cadastro dava-me jeito tendo em conta a multa grave que apanhei em Outubro de 2008. Mas já se sabe, parece que gostam de viver assim no meio da confusão! Em vez de começar a partir de uma nova base e começar a fazer as coisas como deve ser, não, é melhor herdar os problemas do passado e não progredir.
_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 22-06-2009, 20:56   #5
danielML
Co-founder

Registo: 13-02-2006

Predefinido

por acaso tou curioso por uma multa que tive e umas multinhas que ainda não chegaram mas que fiquei desconfiado
regista, não regista, andamos aqui nem sabemos a quantas

Abrazoom
danielML está offline   Responder com citação
Antigo 22-06-2009, 21:08   #6
jfmr6
Banned

Registo: 07-05-2009
Local: Seixal/Margem Sul

O meu Carro

Predefinido

...eu tou como o _RP_, esse perdão dava-me jeito para a minha multa por excesso de velocidade em Setembro de 2008 .
jfmr6 está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-2009, 12:31   #7
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

E daria jeito para a minha multa por excesso de velocidade também em Outubro de 2008

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-2009, 12:36   #8
SnowSkier
Suspenso

Registo: 01-12-2006
Local: Albufeira City

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de _RP_ Ver Post
Esse "perdão" ao cadastro dava-me jeito tendo em conta a multa grave que apanhei em Outubro de 2008. Mas já se sabe, parece que gostam de viver assim no meio da confusão! Em vez de começar a partir de uma nova base e começar a fazer as coisas como deve ser, não, é melhor herdar os problemas do passado e não progredir.
Citação:
Post Original de jfmr6 Ver Post
...eu tou como o _RP_, esse perdão dava-me jeito para a minha multa por excesso de velocidade em Setembro de 2008 .
Citação:
Post Original de _MoReNo88_ Ver Post
E daria jeito para a minha multa por excesso de velocidade também em Outubro de 2008

Aceleras tenrinhos...

SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-2009, 12:40   #9
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

Óh SS... olha que, não podes falar muito... ou queres que me xibe já aqui!?

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Antigo 23-06-2009, 12:49   #10
SnowSkier
Suspenso

Registo: 01-12-2006
Local: Albufeira City

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de _MoReNo88_ Ver Post
Óh SS... olha que, não podes falar muito... ou queres que me xibe já aqui!?

SnowSkier está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras