Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 11-04-2013, 21:34   #1
pank
Novo Membro

Registo: 18-03-2010

O meu Carro

Predefinido Anilhas dos injectores

Boas amigos!

Acho que a minha M5 2.0 CD 2007 (126000 km) vai ter que levar as tais anilhas dos injectores.
Tirei a tampa de cima do motor e aquilo é só gasóleo e quando está a trabalhar sai algum fumo na zona de aperto dos injectores, isto dito por um amigo porque eu não percebo nada daquilo.
A carrinha tem aumentado o consumo de combustível e o nível do óleo baixou um pouco coisa que nunca me tinha acontecido.

Alguém sabe onde se pode comprar essas anilhas?
Qualquer mecânico pode fazer esse trabalho? É simples?

Pank
pank está offline   Responder com citação
Antigo 12-04-2013, 09:06   #2
Zunda
Membro Confort

Registo: 30-08-2010

Predefinido

Boas,

As anilhas têm a referencia RF2A-13-H51A ou RF2A-13-H51B (ref Mazda). Como são no máximo meia dúzia de euros para as 4, sugiro-te que compres (ou o teu mecânico) as anilhas num distribuidor de peças Mazda, dando como referencia o nº do quadro da tua carrinha.
Quanto à operação, deve ser efectuada por um Mecânico (Profissional), pois apesar de não ter nada de especial, é imperativo que quem o faz saiba o que está a fazer.
Penso também que para retirar os injectores vai ter que desmontar a tampa de válvulas, sendo depois necessário substituir a junta da mesma na montagem.
Não é operação que se faça em casa, a não ser que quem a faz tenha ferramentas adequadas e muitos conhecimentos de mecânica.
O que vai custar mais é mesmo a mão de obra, porque o material neste caso é barato.

Aconselho-te a fazeres essa operação o mais depressa possível porque a mim esse problema causou-me imensos dissabores.
Esse oleo que vai "desaparecendo" é queimado causando carvão. Esse carvão vai andando a passear no motor até ficar retido no filtro. No caso da minha carrinha esse mesmo carvão entupiu dois ou três canais de lubrificação na guia de martelos, condicionando e limitando a quantidade de óleo que ia para a bomba de vácuo. Comecei a ter problemas de falta de vácuo ao relanti, chegando a ficar sem travões em pequenas manobras.

A reparação foram quase 3000 Euros porque tive que substituir guia de martelos da válvulas (gripada), martelos, etc..

Abraço
Zunda está offline   Responder com citação
Antigo 13-04-2013, 08:19   #3
pank
Novo Membro

O meu Carro

Predefinido

Boas!

Obrigado pela informação amigo Zunda.
Vou tentar comprar as anilhas online.

Cumpts
Antigo 15-04-2013, 20:00   #4
gemini
Membro Sport

Registo: 12-11-2012

Predefinido

Fui hoje ver o estado das anilhas da minha carrinha.
Desmontei a tampa e, felizmente, tudo limpinho :-)
Antigo 22-04-2013, 20:16   #5
pank
Novo Membro

O meu Carro

Predefinido

Boas!

Já fiz a troca das anilhas ( RF5C-13-R08 ).
Agora com uma semana de anilhas novas o consumo baixou bastante e noto que o carro puxa melhor.
Valor do estrago = 237,95
Feito numa oficina oficial Toyota
lol
Antigo 01-05-2013, 16:57   #6
gemini
Membro Sport

Predefinido

ora bem....
Aproveitei que andei de volta da carrinha, e voltei a tirar a tampa plástica protectora do motor.
Quando se procura os tais índicios de babar óleo no motor, no topo dos injectores, é aqui que vê, certo?

Uploaded with ImageShack.us

Julgo que está tudo bem, correcto?
Antigo 01-05-2013, 17:13   #7
shiseido
Membro Sport

Registo: 04-03-2012

Predefinido

compara como estava a minha m3 e ja ves....
http://www.mazdapt.com/forum/f119/m3-na-oficina-19804/
shiseido está offline   Responder com citação
Antigo 01-05-2013, 20:21   #8
gemini
Membro Sport

Predefinido

Bem.... o teu Mazda 3 não ´eo motor 2.0, de certeza...
E depois, as fotos que mostras não são do topo da tampa, e é isso que pretendo saber, se é suficiente verificar assim no topo, ou se preciso ir abrir a tampa da cabeça do motor mesmo...
Antigo 02-05-2013, 16:53   #9
Zunda
Membro Confort

Registo: 30-08-2010

Predefinido

Citação:
Post Original de gemini Ver Post
E depois, as fotos que mostras não são do topo da tampa, e é isso que pretendo saber, se é suficiente verificar assim no topo, ou se preciso ir abrir a tampa da cabeça do motor mesmo...
Boas,

Infelizmente tens que abrir a tampa da cabeça. Num caso muito extremo acredito que conseguisses ver sem retirar a mesma, mas não vais querer que isso aconteça pois ai já terias outros problemas.
Mas se reparares, o corpo do injector é bastante comprido e apenas a ponta é que está dentro da câmara de combustão, pelo que o injector já pode ter fugas pelas anilhas e cá em cima tu não notas nada.

Abraço
Zunda está offline   Responder com citação
Antigo 02-05-2013, 23:29   #10
zumzum
Membro Exclusive

Registo: 04-06-2012

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de gemini Ver Post
Calma amigo!!
A melhor forma de saberes se tens problemas com as anilhas é controlares bem os níveis do óleo, ou então abrires a tampa das válvulas e tirares os injectores todos, mas isso como já foi referido deve ser feito por um profissional com material adequado e com muito cuidado!!!
Os sintomas do meu era um consumo exagerado de óleo que ficou resolvido, pelo que vi do teu motor está bastante seco e limpo.
Como já foi dito aqui no fórum estas anilhas é conveniente mudar pelo menos quando mudares a primeira distribuição, as que vem a-seguir são diferentes e mais resistentes, aguentam mais!
Quando mudares as anilhas deves também tirar o cárter e limpar o chupador do óleo, este é fácil e rápido

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras