Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 17-07-2012, 21:00   #1
batistapires
Membro Confort

Registo: 05-07-2012

Predefinido Instalação de Amplificador

Boas a todos, estou a pensar instalar um amplificador no meu carro. Tenho estado a tentar passar o cabo de alimentação da bateria para a mala e até agora não arranjei nenhum espaço para o cabo passar para o habitáculo ...
Alguém me pode ajudar? O orçamento é apertado e não queria ir a um electricista. Fotos ajudavam muito .
Obg,
batistapires está offline   Responder com citação
Antigo 18-07-2012, 15:59   #2
chico_laranja
Mazdista

Registo: 30-01-2012
Local: Avanca - Aveiro

Predefinido

Deves ter os 12V lá atrás.

De que ano é a tua M5?

A minha é de 2007 e na mala, do lado esquerdo e junto ao alçapão onde está o macaco, tenho lá a tomada dos 12V. Julgo que poderás tirar daí alimentação mas depende também do amplificador. Noções de electricidade tenho mas não da parte áudio e do que implica embora perceba que a linha de alimentação deva ser projectada de acordo com os consumos/correntes exigidos pela dito amplificador.

Caso notem que não respondo em tempo útil a alguma questão pendente mandem PM
chico_laranja está offline   Responder com citação
Antigo 19-07-2012, 12:21   #3
batistapires
Membro Confort

Predefinido

Boas, a minha é de 2007 e realmente tem lá a ficha de isqueiro, mas é um erro ligar lá um amplificador. As cablagens aquecem muito com o amplificador a puxar por elas e podem derreter. Se já viste os cabos da Mazda, são todos fininhos. Para um amplificador deve-se usar um cabo de alimentação de 10 mm2 (e nunca menos de 6 mm2). A minha dúvida mantêm-se, como é que consigo passar um cabo de alimentação da bateria para o habitáculo...
Antigo 19-07-2012, 15:35   #4
chico_laranja
Mazdista

Predefinido

10mm de secção é porque o amplificador já é grandote

Se assim for não será conveniente ter um corte com a ignição?

Podes ir buscar a corrente directamente aos cabos da bateria mas convém teres um relé com a ignição a cortar isso senão ficas a ouvir 1h música a bombar e depois tens que pedir a alguém para encostar cabos caso a tua bateria esteja fraca, além de que quando estiveres a dar à chave não convém teres o amplificador a sugar muita energia. Um corte como o que o rádio OEM tem.

Passar cabos, o mais delicado será fazê-los entrar no habitáculo mas não será complicado.

Procura por baixo do carro, junto à zona do pneu suplente, a ver se não tem nenhum bussim. Normalmente tem 1 ou 2 drenos, em último recurso usa um, mas convém que continue a existir pelo menos 1 dreno.

Para fazer o cabo chegar à parte de trás do carro, compras cabo blindado de 15 de secção(o exagero servirá depois para alimentar subwofer e afins caso te dê mais tarde na cabeça de carregar o carro com som a sério), compras daqueles tubos maleaveis dos normais que se vê nas cablagens dos carros para proteger, uma dúzia de abraçadeiras plasticas e é só passar.

Convém deixar isso o mais afastado possível do escape, principalmente do FAP pois quando aquilo está a queimar as temperaturas são muito grandes.

Na parte de trás, deverás ter 3 ou 4 sítios onde os cabos saem e entram e será por aí.

Desculpa não te ajudar mais mas não conheço ao certo os pontos de entrada e saída de cabos.

Outra opção será tentar passar os mesmos pelo interior do habitáculo mas aí poderás ter bastante trabalho a passar o cabo até ao fundo do carro.

Antigo 19-07-2012, 15:36   #5
chico_laranja
Mazdista

Predefinido

Quando te aventurares, faz um DIY com fotos e explicações dos problemas que encontraste.

Antigo 19-07-2012, 16:47   #6
batistapires
Membro Confort

Predefinido

Obrigado pela dica.
Tens ideia onde é que posso procurar os buracos? Será preciso desmontar resguardos das rodas? Já ando farto de abrir os plásticos da M5, é que aquilo não dá saude nenhuma às belas molas plásticas que a Mazda decidiu por a prender os interiores...
E é claro que assim que arranjar uma maneira de passar os cabos, eu posto as fotos. Não hei-de ser o único com este problema.
Antigo 20-07-2012, 08:46   #7
batistapires
Membro Confort

Predefinido

Se podesse, era mesmo isto:
http://www.mazdas247.com/forum/showt...ONE!!!-for-now

Duas palavras: BRU - TAL
Antigo 20-07-2012, 15:46   #8
chico_laranja
Mazdista

Predefinido

Infelizmente nisso não te posso ajudar. Posso tentar dar uma vista de olhos mas não prometo nada.

Antigo 20-07-2012, 15:49   #9
chico_laranja
Mazdista

Predefinido

Nesse link está aí um trabalho pró.

Antigo 23-07-2012, 12:03   #10
batistapires
Membro Confort

Predefinido

Ora bem, à data de hoje já tenho a pré-instalação feita.

Passei o cabo de alimentação por fora do carro, saiu da bateria e foi à cava da roda da frente direita .
Debaixo do carro existe uma protecção por onde passa a cablagem original da Mazda.
O meu cabo foi por aí até à roda traseira direita.
Daí existe uma passagem (buraco) dos cabos das luzes traseiras para dentro do carro.
A partir daí foi só fazer as ligações necessárias.
O meu amplificador tem 2 tipos de entradas de som: RCA e high input. Como o nosso rádio não tem saida de RCA's, dei-lhe com o high input, ou seja, alimento o amplificador de som pela cablagem original da Mazda para as colunas. Depois é só alimentar as colunas pelas saidas do amplificador.
Um pormenor bastante útil, para o amplificador desligar em simultâneo com o radio, vou fazer uma puxada dos 12V do isqueiro da mala. Assim evito a puxada do radio e evito que o amplificador esteja sempre ligado.

Espero acabar tudo hoje e postar as todas fotos ASAP. Não vai ficar um trabalho profissional, mas para quem é bacalhau basta...
Attached Images
File Type: jpg 2012-07-21 12.10.22.jpg (83.8 KB, 18 views)
File Type: jpg 2012-07-21 12.10.46.jpg (87.8 KB, 15 views)
File Type: jpg 2012-07-21 12.11.35.jpg (87.2 KB, 15 views)
File Type: jpg 2012-07-21 12.30.10.jpg (84.0 KB, 16 views)
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras