Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta
 
Opções Display
Antigo 09-09-2009, 16:54   #1
manecas
Novo Membro
 
Registo: 09-09-2009
Posts: 3

O meu Carro

Predefinido Mazda5 e os pneus, e as pastilhas de travões

Este meu primeiro Post, Serve para chamar a atenção para a segurança de quem tem um Mazda5 e transporta diáriamente a familia, tal como eu.

Desgaste dos pneus da Mazda5
No passado fim de semana rebentou-me um pneu da minha carrinha com 37900km na A2, rebentar não é bem o termo mas o piso exterior do pneu desfiou-se e enrolou-se no eixo traseiro e disco de travão, causando um estoiro e alteração do comportamento do veículo. tendo em linha de conta que os pneus da frente aos 18700km tinham sido substituídos por situação em parte semelhante, sendo a possível causa na altura desalinhamento da direcção.
Mas o facto é que não é verdade.
Se consultarem a net e fizerem pesquisa verão que em todo o mundo existe este problema, numa rápida pesquisa identifiquei Canadá, EUA, Espanha e UK. Foi o que fiz para ver se seria ou não caso único o que me aconteceu, até fotos de pneus com o piso danificado identico aos meus.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...co_Mazda_5.JPG

Sabendo que cada par de pneus deste veículo custa 400eur, e que os pneus de origem eram uns Dunlop, não faz sentido e é muito estranho. Existem países que resolveram colocar a culpa do problema nos pneus, caso de Espanha e EUA.

O facto é que não é verdade e a Mazda brinca com a segurança dos seus clientes.

A Mazda sabe deste problema.

Vou por isso no 2º alinhamento e 2º par de pneus.
Aviso por isso todos os detentores de Mazda5 que verifiquem a face interior dos pneus indiferentemente dos eixos dianteiro ou traseiro, disso poderá depender a vossa segurança, não interessa também se o veículo tem ou não muitos Km, o meu 1º par de pneus foi aos 18700km.

Pastilhas de travão
Há 15 anos quando não existiam estas revisões hipercontroladas, como é o caso da Mazda tudo informatizado a nível mundial, era necessário ir com o carro de vez em quanto trocar as pastilhas dos travões. Chamo por isso a atenção para este problema também relatado em diversos blog e forums internacionais as pastilhas de travão vão-se, e de que maneira, os meus estavam ferro com ferro e os discos empenados, e ainda faltavam 2000km para a revisão.

Não é alarmismo

Mas espero que tenham mais em atenção o exposto e verifiquem periódicamente os pneus e as pastilhas dos travões.

Se isto vos acontecer não sejam tugas, e reclamem o vosso direito.

Última edição de manecas : 09-09-2009 às 18:16
manecas está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 21:13   #2
rmac
Membro Sport
 
Registo: 23-04-2007
Posts: 300


Enviar Mensagem via MSN para rmac
Predefinido

Em relação aos pneus, parece que é só em alguns que existe este problema.
Aliás, um dos factores que se tem falado (inclusive por aqui) tem sido a pressão recomendada ser demasiado baixa para o tipo de veiculo e peso.

Mas, dá-me a sensação que esta questão está ultrapassada (acho)

Em relação às pastilhas, a minha opinião é de que...a M5 é pesada, mais do que muitas berlinas tipo.
E segundo se fala, parece que existe a mesma tendencia tanto para pneus (vida util inferior) como para travões para varios monovolumes no mercado.
__________________
MAZDA 5 EXCLUSIVE - AUDIOLINK - Minimos Led
rmac está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 21:24   #3
SnowSkier
Suspenso
 
Registo: 02-12-2006
Local: Albufeira City
Posts: 13991

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de manecas Ver Post
Este meu primeiro Post, Serve para chamar a atenção para a segurança de quem tem um Mazda5 e transporta diáriamente a familia, tal como eu.

Desgaste dos pneus da Mazda5
No passado fim de semana rebentou-me um pneu da minha carrinha com 37900km na A2, rebentar não é bem o termo mas o piso exterior do pneu desfiou-se e enrolou-se no eixo traseiro e disco de travão, causando um estoiro e alteração do comportamento do veículo. tendo em linha de conta que os pneus da frente aos 18700km tinham sido substituídos por situação em parte semelhante, sendo a possível causa na altura desalinhamento da direcção.
Mas o facto é que não é verdade.
Se consultarem a net e fizerem pesquisa verão que em todo o mundo existe este problema, numa rápida pesquisa identifiquei Canadá, EUA, Espanha e UK. Foi o que fiz para ver se seria ou não caso único o que me aconteceu, até fotos de pneus com o piso danificado identico aos meus.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...co_Mazda_5.JPG

Sabendo que cada par de pneus deste veículo custa 400eur, e que os pneus de origem eram uns Dunlop, não faz sentido e é muito estranho. Existem países que resolveram colocar a culpa do problema nos pneus, caso de Espanha e EUA.

O facto é que não é verdade e a Mazda brinca com a segurança dos seus clientes.

A Mazda sabe deste problema.

Vou por isso no 2º alinhamento e 2º par de pneus.
Aviso por isso todos os detentores de Mazda5 que verifiquem a face interior dos pneus indiferentemente dos eixos dianteiro ou traseiro, disso poderá depender a vossa segurança, não interessa também se o veículo tem ou não muitos Km, o meu 1º par de pneus foi aos 18700km.

Pastilhas de travão
Há 15 anos quando não existiam estas revisões hipercontroladas, como é o caso da Mazda tudo informatizado a nível mundial, era necessário ir com o carro de vez em quanto trocar as pastilhas dos travões. Chamo por isso a atenção para este problema também relatado em diversos blog e forums internacionais as pastilhas de travão vão-se, e de que maneira, os meus estavam ferro com ferro e os discos empenados, e ainda faltavam 2000km para a revisão.

Não é alarmismo

Mas espero que tenham mais em atenção o exposto e verifiquem periódicamente os pneus e as pastilhas dos travões.

Se isto vos acontecer não sejam tugas, e reclamem o vosso direito.

Desculpa a pergunta mas, escreves "par de pneus"...isso quer dizer que só te mudaram 2 pneus?? É que se assim foi, provávelmente o que rebentou foi dos que não mudaram, não?

Eu também tive que mudar os meus mas foram os 4 pneus aos 16k e já vou com quase 30k e os mesmos estão ainda imaculados.

Quanto às pastilhas, ainda não mudei na minha mas parecem-me ainda bons, ou seja, com desgaste normal. Provávelmente serão substituidas na próxima revisão em Novembro.

Por vezes, o rebentamento de pneus, tem a ver com a pressão dos mesmos. E sei do que falo porque uma vez rebentou-me um pneu no meu mercedes a 150 km/h e foi devido ao facto de que os penus estavam com pouca pressão.

No Mzd 5, apesar do aconselhado pela marca ser de 2.3, eu circulo sempre com 2.5 e periódicamente vou a uma oficina de pneus verificar a pressão.
SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 21:42   #4
blue thunder
Mazdista
 
Avatar de blue thunder
 
Registo: 20-04-2006
Local: Torrão
Posts: 1167


Predefinido

Em relação aos pneus é por isso que é recomendado pneus XL, são reforçados. Por acaso a mazda,(Portelcar), não colocou pneus desses.
blue thunder está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 22:32   #5
JohnMiranda
Suspenso
 
Registo: 21-04-2009
Local: Caneças/Odivelas
Posts: 1284

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de blue thunder Ver Post
Em relação aos pneus é por isso que é recomendado pneus XL, são reforçados. Por acaso a mazda,(Portelcar), não colocou pneus desses.
Desculpem a ignorância, mas o que é isso?
JohnMiranda está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 22:38   #6
SnowSkier
Suspenso
 
Registo: 02-12-2006
Local: Albufeira City
Posts: 13991

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de JohnMiranda Ver Post
Desculpem a ignorância, mas o que é isso?

Pneus XL são pneus reforçados com um índice de carga superior!
SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 22:59   #7
JohnMiranda
Suspenso
 
Registo: 21-04-2009
Local: Caneças/Odivelas
Posts: 1284

O meu Carro

Predefinido

Ok, obrigado!!

Os indices de carga não são em números, como refere aqui neste site?

http://www.pneus-online.pt/indices-d...conselhos.html

Os indices de velocidade é que são em letras e, segundo vejo (no site acima), não existe nenhum XL!

Ou isto é tudo do adiantado da hora...
JohnMiranda está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 23:06   #8
SnowSkier
Suspenso
 
Registo: 02-12-2006
Local: Albufeira City
Posts: 13991

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de JohnMiranda Ver Post
Ok, obrigado!!

Os indices de carga não são em números, como refere aqui neste site?

http://www.pneus-online.pt/indices-d...conselhos.html

Os indices de velocidade é que são em letras e, segundo vejo (no site acima), não existe nenhum XL!

Ou isto é tudo do adiantado da hora...
No mesmo site, atenta no seguinte:

http://www.pneus-online.pt/ler-a-mar...conselhos.html

Quando chegares à letra "X" avisa...
SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 23:19   #9
JohnMiranda
Suspenso
 
Registo: 21-04-2009
Local: Caneças/Odivelas
Posts: 1284

O meu Carro

Predefinido

Cheguei...

Tens toda a razão,... é o que faz não se ler tudo! Obrigado!
JohnMiranda está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 23:42   #10
SnowSkier
Suspenso
 
Registo: 02-12-2006
Local: Albufeira City
Posts: 13991

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de JohnMiranda Ver Post
Cheguei...

Tens toda a razão,... é o que faz não se ler tudo! Obrigado!
Sempre às ordens!
SnowSkier está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is Ligado
Smilies estão Ligado
[IMG] code está Ligado
Código HTML está Desligado

Saltar fórum


Hora GMT. São agora 13:43.


Powered by: vBulletin Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2021, Jelsoft Enterprises Ltd.
© Clube MazdaPT