Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 09-09-2009, 16:54   #1
manecas
Novo Membro

Registo: 09-09-2009

O meu Carro

Predefinido Mazda5 e os pneus, e as pastilhas de travões

Este meu primeiro Post, Serve para chamar a atenção para a segurança de quem tem um Mazda5 e transporta diáriamente a familia, tal como eu.

Desgaste dos pneus da Mazda5
No passado fim de semana rebentou-me um pneu da minha carrinha com 37900km na A2, rebentar não é bem o termo mas o piso exterior do pneu desfiou-se e enrolou-se no eixo traseiro e disco de travão, causando um estoiro e alteração do comportamento do veículo. tendo em linha de conta que os pneus da frente aos 18700km tinham sido substituídos por situação em parte semelhante, sendo a possível causa na altura desalinhamento da direcção.
Mas o facto é que não é verdade.
Se consultarem a net e fizerem pesquisa verão que em todo o mundo existe este problema, numa rápida pesquisa identifiquei Canadá, EUA, Espanha e UK. Foi o que fiz para ver se seria ou não caso único o que me aconteceu, até fotos de pneus com o piso danificado identico aos meus.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...co_Mazda_5.JPG

Sabendo que cada par de pneus deste veículo custa 400eur, e que os pneus de origem eram uns Dunlop, não faz sentido e é muito estranho. Existem países que resolveram colocar a culpa do problema nos pneus, caso de Espanha e EUA.

O facto é que não é verdade e a Mazda brinca com a segurança dos seus clientes.

A Mazda sabe deste problema.

Vou por isso no 2º alinhamento e 2º par de pneus.
Aviso por isso todos os detentores de Mazda5 que verifiquem a face interior dos pneus indiferentemente dos eixos dianteiro ou traseiro, disso poderá depender a vossa segurança, não interessa também se o veículo tem ou não muitos Km, o meu 1º par de pneus foi aos 18700km.

Pastilhas de travão
Há 15 anos quando não existiam estas revisões hipercontroladas, como é o caso da Mazda tudo informatizado a nível mundial, era necessário ir com o carro de vez em quanto trocar as pastilhas dos travões. Chamo por isso a atenção para este problema também relatado em diversos blog e forums internacionais as pastilhas de travão vão-se, e de que maneira, os meus estavam ferro com ferro e os discos empenados, e ainda faltavam 2000km para a revisão.

Não é alarmismo

Mas espero que tenham mais em atenção o exposto e verifiquem periódicamente os pneus e as pastilhas dos travões.

Se isto vos acontecer não sejam tugas, e reclamem o vosso direito.

Última edição de manecas : 09-09-2009 às 18:16
manecas está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 21:13   #2
rmac
Membro Sport

Registo: 23-04-2007

Enviar Mensagem via MSN para rmac
Predefinido

Em relação aos pneus, parece que é só em alguns que existe este problema.
Aliás, um dos factores que se tem falado (inclusive por aqui) tem sido a pressão recomendada ser demasiado baixa para o tipo de veiculo e peso.

Mas, dá-me a sensação que esta questão está ultrapassada (acho)

Em relação às pastilhas, a minha opinião é de que...a M5 é pesada, mais do que muitas berlinas tipo.
E segundo se fala, parece que existe a mesma tendencia tanto para pneus (vida util inferior) como para travões para varios monovolumes no mercado.
Antigo 09-09-2009, 21:24   #3
SnowSkier
Suspenso

Registo: 02-12-2006
Local: Albufeira City

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de manecas Ver Post
Este meu primeiro Post, Serve para chamar a atenção para a segurança de quem tem um Mazda5 e transporta diáriamente a familia, tal como eu.

Desgaste dos pneus da Mazda5
No passado fim de semana rebentou-me um pneu da minha carrinha com 37900km na A2, rebentar não é bem o termo mas o piso exterior do pneu desfiou-se e enrolou-se no eixo traseiro e disco de travão, causando um estoiro e alteração do comportamento do veículo. tendo em linha de conta que os pneus da frente aos 18700km tinham sido substituídos por situação em parte semelhante, sendo a possível causa na altura desalinhamento da direcção.
Mas o facto é que não é verdade.
Se consultarem a net e fizerem pesquisa verão que em todo o mundo existe este problema, numa rápida pesquisa identifiquei Canadá, EUA, Espanha e UK. Foi o que fiz para ver se seria ou não caso único o que me aconteceu, até fotos de pneus com o piso danificado identico aos meus.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...co_Mazda_5.JPG

Sabendo que cada par de pneus deste veículo custa 400eur, e que os pneus de origem eram uns Dunlop, não faz sentido e é muito estranho. Existem países que resolveram colocar a culpa do problema nos pneus, caso de Espanha e EUA.

O facto é que não é verdade e a Mazda brinca com a segurança dos seus clientes.

A Mazda sabe deste problema.

Vou por isso no 2º alinhamento e 2º par de pneus.
Aviso por isso todos os detentores de Mazda5 que verifiquem a face interior dos pneus indiferentemente dos eixos dianteiro ou traseiro, disso poderá depender a vossa segurança, não interessa também se o veículo tem ou não muitos Km, o meu 1º par de pneus foi aos 18700km.

Pastilhas de travão
Há 15 anos quando não existiam estas revisões hipercontroladas, como é o caso da Mazda tudo informatizado a nível mundial, era necessário ir com o carro de vez em quanto trocar as pastilhas dos travões. Chamo por isso a atenção para este problema também relatado em diversos blog e forums internacionais as pastilhas de travão vão-se, e de que maneira, os meus estavam ferro com ferro e os discos empenados, e ainda faltavam 2000km para a revisão.

Não é alarmismo

Mas espero que tenham mais em atenção o exposto e verifiquem periódicamente os pneus e as pastilhas dos travões.

Se isto vos acontecer não sejam tugas, e reclamem o vosso direito.

Desculpa a pergunta mas, escreves "par de pneus"...isso quer dizer que só te mudaram 2 pneus?? É que se assim foi, provávelmente o que rebentou foi dos que não mudaram, não?

Eu também tive que mudar os meus mas foram os 4 pneus aos 16k e já vou com quase 30k e os mesmos estão ainda imaculados.

Quanto às pastilhas, ainda não mudei na minha mas parecem-me ainda bons, ou seja, com desgaste normal. Provávelmente serão substituidas na próxima revisão em Novembro.

Por vezes, o rebentamento de pneus, tem a ver com a pressão dos mesmos. E sei do que falo porque uma vez rebentou-me um pneu no meu mercedes a 150 km/h e foi devido ao facto de que os penus estavam com pouca pressão.

No Mzd 5, apesar do aconselhado pela marca ser de 2.3, eu circulo sempre com 2.5 e periódicamente vou a uma oficina de pneus verificar a pressão.
SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 21:42   #4
blue thunder
Mazdista

Registo: 20-04-2006
Local: Torrão

Predefinido

Em relação aos pneus é por isso que é recomendado pneus XL, são reforçados. Por acaso a mazda,(Portelcar), não colocou pneus desses.
blue thunder está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 22:32   #5
JohnMiranda
Suspenso

Registo: 21-04-2009
Local: Caneças/Odivelas

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de blue thunder Ver Post
Em relação aos pneus é por isso que é recomendado pneus XL, são reforçados. Por acaso a mazda,(Portelcar), não colocou pneus desses.
Desculpem a ignorância, mas o que é isso?
JohnMiranda está offline   Responder com citação
Antigo 09-09-2009, 22:38   #6
SnowSkier
Suspenso

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de JohnMiranda Ver Post
Desculpem a ignorância, mas o que é isso?

Pneus XL são pneus reforçados com um índice de carga superior!
Antigo 09-09-2009, 22:59   #7
JohnMiranda
Suspenso

O meu Carro

Predefinido

Ok, obrigado!!

Os indices de carga não são em números, como refere aqui neste site?

http://www.pneus-online.pt/indices-d...conselhos.html

Os indices de velocidade é que são em letras e, segundo vejo (no site acima), não existe nenhum XL!

Ou isto é tudo do adiantado da hora...
Antigo 09-09-2009, 23:06   #8
SnowSkier
Suspenso

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Ok, obrigado!!

Os indices de carga não são em números, como refere aqui neste site?

http://www.pneus-online.pt/indices-d...conselhos.html

Os indices de velocidade é que são em letras e, segundo vejo (no site acima), não existe nenhum XL!

Ou isto é tudo do adiantado da hora...
No mesmo site, atenta no seguinte:

http://www.pneus-online.pt/ler-a-mar...conselhos.html

Quando chegares à letra "X" avisa...
Antigo 09-09-2009, 23:19   #9
JohnMiranda
Suspenso

O meu Carro

Predefinido

Cheguei...

Tens toda a razão,... é o que faz não se ler tudo! Obrigado!
Antigo 09-09-2009, 23:42   #10
SnowSkier
Suspenso

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Cheguei...

Tens toda a razão,... é o que faz não se ler tudo! Obrigado!
Sempre às ordens!
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras