Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > RX-7

Notificações

RX-7 Proprietários partilhem experiências

Resposta
 
Opções Display
Antigo 19-04-2008, 13:36   #21
Roque75
Membro Confort
 
Registo: 24-03-2008
Posts: 36


Predefinido

Citação:
Post Original de miguel palmeira
os cc sao iguais em todo o lado é só fazer as mediçoes, nao inventem com dobragens apenas é outro tipo de motor (melhor claro que os de pistoes). abaixo os pistoes, bielas, valvulas e colassa........etc.
os cc sao iguais! há uma maneira de os calcular e não se pode fugir disso. O que estamos a dizer é que os cc de um wankel não corresponde à realidade. E que um motor wankel de 1300cc corresponde a um 2600cc não wankel. O conceito de cc foi criado a pensar nos motores normais e apesar de se poder fazer o mesmo com os wankel, não se devia, pois não corresponde à realidade. Devia ser de uma maneira diferente...
Isto no meu ponto de vista...
Roque75 está offline   Responder com citação
Antigo 19-04-2008, 19:59   #22
NoBrakes
Banned
 
Registo: 12-09-2007
Posts: 38

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Roque75
Citação:
Post Original de miguel palmeira
os cc sao iguais em todo o lado é só fazer as mediçoes, nao inventem com dobragens apenas é outro tipo de motor (melhor claro que os de pistoes). abaixo os pistoes, bielas, valvulas e colassa........etc.
os cc sao iguais! há uma maneira de os calcular e não se pode fugir disso. O que estamos a dizer é que os cc de um wankel não corresponde à realidade. E que um motor wankel de 1300cc corresponde a um 2600cc não wankel. O conceito de cc foi criado a pensar nos motores normais e apesar de se poder fazer o mesmo com os wankel, não se devia, pois não corresponde à realidade. Devia ser de uma maneira diferente...
Isto no meu ponto de vista...
porque não??? presumo que te estejas a referir à cilindrada do bloco, no meu ponto de vista, é um motor com menos cilindrada mas que obtém mais rendimento da mesma!

retirei o seguinte da Wikipedia em português, já se sabe que não é uma fonte 100% segura:

Citação:
Cilindrada em motores lineares

No caso específico dos motores de combustão interna, a cilindrada é o volume varrido por um pistão dentro de um cilindro entre o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI), por conseguinte para uma ida e volta. Exemplo: Um motor de automóvel com uma cilindrada de 2 litros (realmente 2 l/rotação) aspira e expira dois litros de gás por cada volta do virabrequim. Quando o virabrequim faz uma volta, todos os pistões fizeram uma ida e volta. Em duas voltas do virabrequim são aspirados dois litros de gás combustível e expirados outros dois litros de gases de escape, quatro litros no total.

Cilindrada em motores rotativos

A cilindrada de um motor rotativo corresponde ao volume de deslocamento do flanco de cada uma das cãmaras que possua. Uma cilidrada típica para este tipo de motores anda na ordem de 650 cm3 por rotor o que, no caso de um motor com dois rotores dará uma cilindrada total de 1300 cm3.

Cilindrada corrigida

A cilindrada corrigida é o valor da cilindrada que é determinado para efeitos fiscais, de forma a equivaler os motores especiais(Wankel ou eléctricos) à cilindrada de um motor a pistões. Atendendo a que as tecnologias dos motores são distintas o método utilizado consiste em determinar o volume de mistura gasosa consumido por cada tipo de motor à velocidade de 1000 rpm à entrada da caixa de velocidades. Ao fazer essa determinação constatou-se que, por exemplo, um motor Wankel de 1,3 L tem um deslocamento idêntico ao de um motor de pistões com 2,6 L de cilindrada o que é consistente com o facto de que, por cada vez que o veio de saída dá uma volta completa, existem 6 combustões (3 paredes de cada rotor x 2 rotores). Em Portugal o Imposto Automóvel para motores Wankel é por isso calculado sobre um valor duplo da cilindrada do motor.
NoBrakes está offline   Responder com citação
Antigo 19-04-2008, 23:20   #23
_MoReNo88_
Mazdista
 
Avatar de _MoReNo88_
 
Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul
Posts: 22975

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

Eu falei em 1300cc e não em 1308cc (tal como outros membros) apenas para aproximar :wink:
Ambos sabemos que não são 1300cc certinhos mas sim 1308cc :P
__________________

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Antigo 22-12-2008, 23:07   #24
wankeltuga
Membro Confort
 
Registo: 09-10-2008
Local: Madeira/Leiria
Posts: 43


Enviar Mensagem via MSN para wankeltuga
Predefinido Re: 2ªGer FC RX-7 FAQs 1986-1992

Essa historia das cilindradas multiplicas numa formula, é meramente fiscal, e não tem comparação nenhuma se um motor wankel 12A tem 1146cc ou 2400cc. Um motor 12A tem 2 rotores de 573cc cada um, o que equivale a 1146cc, e esta é a cilindrada real do motor. Um motor wankel 13B, seja ele qual for NA ou Turbo, tem rotores lijeiramente mais largos, logo a cilindrada subiu para os 654cc cada um, logo como o motor tem 2 rotores, da um total de 1308cc.

Como se sabe, o estado português arranja leis para ir buscar dinheiro a todo o lado, e quando apareceram os motores wankel, como muito mais potencia e muito menos cilindrada, tiveram que arranjar uma formula para em termos fiscais "castigarem" esta tecnologia.

Mas esta artimanha é apenas fiscal, e a realidade é que os motores wankel têm menos cilindrada, mas como retiram muito mais rendimento da combustão, têm mais potencia, mas tb emitem muito mais gases de escape.

Eu como apaixonado dos motores wankel, axo essa historia de comparar potencias dos rx7 com motor 13B (1308cc) atmosferico, com potencias de motores "normais" de 2600cc, é como comparar alhos com bogalhos. E se querem saber, em termos atmosfericos, é possivel retirar 150CV por cada rotor de 654cc, logo 300CV dum motor 13B, basta ter recursos e tempo para o hobby.

Cumps
__________________
Restauro de Mazda Rx7 FB 1982... da Pintura ao Osso sem esquecer o Coração
Brevemente...
wankeltuga está offline   Responder com citação
Antigo 08-07-2012, 14:53   #25
MRF
Mazdista
 
Avatar de MRF
 
Registo: 18-10-2007
Local: LUXEMBOURG
Posts: 6942

O meu Carro

Predefinido

Aqui tem mais alguma materia sobre o RX 7 2 geracao

http://www.kvaz.com/pages_RX-7%3A+Ma...2nd+Edition/60
MRF está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is Ligado
Smilies estão Ligado
[IMG] code está Ligado
Código HTML está Desligado

Saltar fórum


Hora GMT. São agora 14:26.


Powered by: vBulletin Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2021, Jelsoft Enterprises Ltd.
© Clube MazdaPT