Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda6

Notificações

Mazda6 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 26-08-2013, 19:38   #1
bjj
Membro Confort

Registo: 26-08-2013

Predefinido Comprar Mazda 6 2.0D SW Sport

Caros,

Tenho que tomar uma decisão sobre comprar uma Mazda 6 (2ª geração) MZR-CD 2.0 Diesel SW Sport 140cv com 75.000Km de 10/2008 a um particular.

As revisões foram sempre feitas na marca, zero acidentes.

A leitura dos fóruns e as pesquisas na internet são muito desanimadoras:

Luzes a acender, problemas com filtro de partículas, consumos elevados, consumo elevado de óleo, motor partido (!! nos dias de hoje acho um escândalo).

Portanto, gostaria de opiniões, e sobretudo de ouvir testemunhos de proprietários que não tenham tido problemas... se é que existem.

É que o dinheiro custa a ganhar e agora estou bastante céptico.

Desde já obrigado.

Última edição de bjj : 27-08-2013 às 12:29
bjj está offline   Responder com citação
Antigo 26-08-2013, 21:13   #2
gemini
Membro Sport

Registo: 12-11-2012

Predefinido

gasta 500euros e tira o Filtro e pronto... acabaram-se os problemas de motor.
Antigo 27-08-2013, 06:54   #3
bjj
Membro Confort

Predefinido

E os consumos, são mesmo na ordem dos 10L/100Km ?
Isso só pode ser sinal de problemas.
Antigo 27-08-2013, 07:44   #4
zoroastra
Membro Sport

Registo: 24-02-2013

O meu Carro

Predefinido

Os consumos em cidade são elevados, o carro é pesado o motor não gosta de baixas rotações.
Em estrada os consumos são normais 6\7 e a disponibilidade do motor é muito boa mesmo com o carro carregado.
Se fazes muita estrada não te preocupes tens carro pelo menos até aos 200.000km se é para andar em cidade mais vale procurares um carro mais adequado, não vás na treta que se tirares o filtro de particulas que os problemas desaparecem, porque este motor com 136cv não tinha filtro e é o que dá mais problemas.
Antigo 27-08-2013, 10:00   #5
chico_laranja
Mazdista

Registo: 30-01-2012
Local: Avanca - Aveiro

Predefinido

Primeiro

Qual será o tipo de utilização do carro? Se for maioritariamente cidade esquece o 6 Diesel mas esquece também os outros quase todos. Verás muitos relatos de malta a queixar-se e é transversal a todas as marcas.

O DFP exige algum tempo a regenerar o que implica tiradas mínimas de 20 minutos sem ser no pára-arranca e muita malta não faz isso. Depois queixa-se do DFP.

Se fazes tiradas de 20-30 minutos então não terás grandes problemas com o DFP.

O que podes esperar deste Mazda:
- 1 regeneração a cada 200km aprox.
- Consumos coincidentes com o andamento do carro (lembra-te que é um 2.0 TD de 140CV e não um 1.5 ou 1.6TD de 100CV) e a puxar uma carroçaria pesada. Como já indicaram o consumo médio andará por volta dos 6.5-7L. Nada como uma espreitadela ao spritmonitor e ignorar quem fez menos de 20 atestos ou 5000km e já terás uma visão do que te espera.
- Esse motor requer alguns cuidados e não apenas pelo DFP embora essa seja a principal dor de cabeça.

Cuidados a ter:
1 - óleo para esse carro tem que respeitar norma JASO-DL1 e/ou ACEA C1 pois é um óleo com baixo teor de cinzas e "preserva" melhor o DFP. Outros óleos encurtam a vida útil do DFP.

2 - As anilhas dos injectores originais deste motor cediam perto dos 100k. Se a malta ignorava/desconhecia isso acabava por rebentar com o motor(80-90% dos relatos de motor partido é por causa disso). É uma reparação para 150-200€ por causa da mão de obra. Material: 4 anilhas que custam uns 25€ e a junta da tampa das válvulas. Convém abrir o cárter para limpar a rede do chupador do óleo se o problema já se manifestava.

3- Neste carro o normal é o óleo subir e não descer. Se desce é sinal que as anilhas já estão a dar passagem. Se fazes muita cidade o óleo vai subir até chegar a uma marca X na vareta. Se assim for é para substituir. Circuitos urbanos e curtos = muda de óleo a cada 5-7k km. Convém verificar regularmente o nível do óleo por causa disto. Se se ignora isto o motor pode desalvorar por aspirar o óleo do cárter

Caso notem que não respondo em tempo útil a alguma questão pendente mandem PM
chico_laranja está offline   Responder com citação
Antigo 27-08-2013, 12:28   #6
bjj
Membro Confort

Predefinido

obrigado pelo post chico_laranja , revela que é conhecedor.

uma informação adicional: a carrinha tem dupla ponteira de escape.
O carro está uma pechincha, em excelente estado, full extras, é um negócio tentador.
Antigo 27-08-2013, 13:55   #7
zoroastra
Membro Sport

O meu Carro

Predefinido

pode ser uma adaptação, a dupla ponteira de escape só vinha nos 2.2 de 185cv, outro motor outros problemas, mas grande maquina com grande equipamento (Sport), a qualidade dos materias é media baixa, mas pelo preço não se arranja melhor.
Antigo 27-08-2013, 14:21   #8
chico_laranja
Mazdista

Registo: 30-01-2012
Local: Avanca - Aveiro

Predefinido

Sim

A Mazda não andou a correr atrás dos materiais "fofinhos" da moda no que toca a interiores e é bastante criticada por isso.

Preferiu os duráveis e austeros plásticos duros que se sabe que duram mas que se riscam todos .

O porta luvas da minha Mazda 5 está uma vergonha mas ao fim de 6 anos/77k km não tenho um único ruído parasita no tablier, portas e afins.

Caso notem que não respondo em tempo útil a alguma questão pendente mandem PM
chico_laranja está offline   Responder com citação
Antigo 27-08-2013, 14:58   #9
mfiaes
Novo Membro

Registo: 02-10-2008
Local: odivelas

Predefinido

Se avançares para a compra não te esqueças que daqui a 1 ano vais gastar umas massas com ela, revisão dos 6 ou 120 000km, correia de distribuição e essas tretas todas, e até te vais assustar com o preço das peças.
mfiaes está offline   Responder com citação
Antigo 27-08-2013, 15:18   #10
zoroastra
Membro Sport

O meu Carro

Predefinido

É verdade que os interiores do Mazda 6 são pobres, há carros do segmento B mais "ricos", mas eu referia-me á falta de qualidade, como os bancos esgassádos, os cintos sem força e os displays do radio com falhas, mesmo com uma boa montagem o meu range a consola quando encosto a perna.
Os banco do condutor ganham uma "folga" nas calhas e a direçao estala e o discos de travão costumam empenar, é dessa falta de qualidade que estava a falar.

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras